quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lamarckismo



A teoria de lamarck pode resumir-se em duas leis fudamentais: a Lei do Uso e do Desuso e a Lei dos Caracteres Adquiridos.

Lei do Uso e do desuso


Importância do ambiente:Os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. O ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adapatrem-se às condições em que vivem.
De acordo com esta lei, a necessidade de um orgão num determinado ambiente, cria esse orgão e a função modifica-o, isto é, se um orgão é muito utilizado, desenvolve-se, tornando-se mais vigoroso. Se, pelo contrario, esse orgão não se usa, degenera e atrofia. Devido à dificuldade na movimentação através da vegetação densa, os órgãos locumotores das serpentes atrofiaram, resultado de uma falta de uso.


Exemplo:


Eis uma ave terrestre que é obrigada a viver em regiões inundadas ou transformadas em lagos. Levada a procurar o alimento nas águas, quer dizer, obrigada a nadar,faz esforços para este fim; po isso, afasta os dedos e a pele que une a base destes, que adquire o hábito de se distender. À força de esforços repetidos durante gerações, esta pele desenvolver-se-ia lentamente, cresceria pouco a pouco, milímetro a milímetro. Tal seria a origem da membrana interdigital, característica das patas dos gansos, dos patos e dos cisnes.



Lei da herança dos caracteres adquiridos:


Segundo esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária. Sabemos que somente por modificações nos genes é que se recebe uma herança de um antecessor, pois o DNA passa o gene para o RNA e este transfere para a proteína.
Quando o gene é transferido para a proteína não há possibilidade de modificar as informações do RNA e do DNA, portanto não existem condições para que tais alterações sejam hereditárias.

Sem comentários: