quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Síntese proteica

A síntese proteica divide-se em 3 partes: Transcrição, processamento ou maturação e tradução.

A transcrição ocorre no interior do núcleo das células e consiste na síntese de uma molécula de mRNA(RNA Mensageiro) a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA. Este processo inicia-se pela ligação de um complexo enzimático à molécula de DNA, o RNA - polimerase. Esta enzima desfaz a dupla hélice, destruíndo as pontes de hidrogénio que ligam as bases complementares das duas cadeias, afastando-as.O RNA - polimerase, inicia a síntese de uma molécula de mRNA de acordo com a complementaridade das bases azotadas. Se, por exemplo, na cadeia do DNA o nucleotídeo for a adenina(A), o RNA - polimerase liga o mRNA ao nucleótido uracila(U). Quando a leitura termina, a molécula mRNA separa-se da cadeia do DNA, e esta restabelece as pontes de hidrogênio e a dupla hélice é reconstituída. Mas nem todas as sequências da molécula do DNA codificam aminoácidos.

Ao RNA sintetizado sofre um processamento ou maturação antes de abandonar o núcleo. Algumas porções do RNA transcrito, vão ser removidas - íntrons -, e as porções não removidas - éxons -, ligam-se entre si, formando assim um mRNA maturado. O RNA que sofre este processo de exclusão de porções, é designado de RNA pré-mensageiro. No final do processo, o mRNA é constituído apenas pelas sequências que codificam os aminoácidos de uma proteína, podendo assim migrar para o citoplasma, onde vai ocorrer a tradução da mensagem, isto é, a síntese de proteínas.

A tradução ocorre no citoplasma, e consiste apenas da leitura que o mRNA traz do núcleo, da qual representa uma sequência de aminoácidos, que constituí a proteína. Neste processo intervêm:

  • mRNA, que vem do interior do núcleo;
  • Os ribossomos;
  • O tRNA (transferência);
  • Enzimas (responsáveis pelo controle das reações de síntese);
  • E o GTP, é o que fornece energia necessária para o processo

Nas moléculas de tRNA apresentam-se cadeias de 75 a 80 ribonucleotídeos que funcionam como intérpretes da linguagem do mRNA e da linguagem das proteínas.

O processo da tradução encerra com três etapas: iniciação, alongamento e finalização

  • Iniciação: A subunidade menor do ribossomo liga-se à extremidade 5' do mRNA, esta desliza ao longo da molécua do mRNA até encontrar o códon de iniciação (AUG), transportando assim o tRNA o aminoácido metionina, ligando-se assim ao códon de iniciação por complementaridade. A subunidade maior liga-se à subunidade menor do ribossomo.
  • Alongamento: Um 2º tRNA transporta um aminoácido específico de acordo com o códon. Estabelece-se uma ligação peptídica entre o aminoácido recém-chegado e a metionina. O ribossomo avança três bases ao longo do mRNA no sentido 5' -> 3', repetindo-se sempre o mesmo processo. Os tRNA que já se ligaram inicialmente, vão-se desprendendo do mRNA sucessivamente.
  • Finalização: O ribossomo enconta o códon de finalização (UAA, UAG ou UGA) terminando o alongamento. O último tRNA abandona o ribossomo, as subunidades do ribossomo separam-se, podendo ser recicladas e por fim, o peptídeo é libertado.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Código genético

Na linguagem de quatro aminoácidos (A, G, C , U) é impossível codificar os 24 aminoácidos existentes, pois só haveria quatro possibilidades de aminoácidos diferentes. Usando uma associação de três nucleótidos, ou seja, se o conjunto de três nucleótidos codificasse um aminoácido, passavam a existir 64 posibilidades, formando tripletos e sendo mais que suficientes. Assim, os biólogos moleculares estabeleceramum código de correspondência entre o alfabeto e os cerca de 24 aminoácidos diferentes das proteínas. A expressão da informação contida na sequência de nucleótidos determina uma sequenciação de vários aminoácidos ao nível dos ribossomas. Alguns tripletos codificam o mesmo aminoácido. Se esse tripleto se referir ao RNA mensageiro então denomina-se de codão. Se se referir ao RNA de transferência denomina-se de anti-codão. Podemos então dizer que um código genético é um quadro de correspondência entre os 64 codões possíveis e os 24 aminoácidos existentes nas proteínas. Ainda existe o codão de terminação (AUG) e o codão de finalização (UAA, UAG, UGA, UGG). O Código genético é universal, sinónimo, redundante ou regenerado.

RNA

O ácido ribonucleico (RNA) é um polímero de nucleótidos. É constituído por uma cadeia polinucleotídica. Tem como pentose a Ribose. As bases azotadas presentes são a Adenina, a Guanina, a Citosina, e a específica Uracilo. A razão entre as bases A-U e G-C varia. A quantidade varia de célula para célula e dentro da mesma célula de acordo com a actividade metabólica. Quimcamente pouco estável. Pode ser temporário, existindo por curtos períodoos. Apresenta três formas básicas: mensageiro, tranferência (possui forma de um trevo) e robossómico. Este tem como função principal a intervenção na síntese proteica.