segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ciclo celular

O ciclo celular refere-se ao crescimento e à divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. Então, o ciclo celular é o conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. Existem duas fases no ciclo celular, a interfase e a fase mitótica. Cromossomas: Nas células eucarióticas, existem estruturas filamentosas complexas que são constituídas pelo DNA e pelas proteínas associadas. Um cromossoma é constituído, além do já referido, por um cromatídio e por um centríolo.


Interfase: Período entre o fim da divisão celular e o início da seguinte. Nesta fase os cromossomos não são visíveis ao microscópio óptico. O intervalo G1 é o intervalo entre o fim da mitose e a replicação do DNA, existe uma intensa actividade de síntese de proteínas, enzimas e RNA, como também de organitos celulares. Dá-se um visível crescimento da célula. O Período S é o momento em que ocorre a replicação das moléculas do DNA, associando-se a elas mesmas proteínas. Cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídios ligados por um centrómero. O Intervalo G2 é o momento em que os centríolos se duplicam e cada cromossoma passa a ter duas moléculas de DNA.

Fase mitótica: A divisão celular subdivide-se em cariocinese (carion, grego, = núcleo » divisão) e em citocinese (divisão do citoplasma). Por sua vez, a cariocinese dividi-se em prófase, metáfase, anáfase e telófase:


»Prófase: mudanças no núcleo e no citoplasma; os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se mais curtos e grossos; cada cromossoma é constituído por dois cromatídios unido por um centrómero; Os dois pares de centríolos começam a afastar-se criando o fuso mitótico e um sistema de microtúbulos protéicos que se agregam formando fibrilas e o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem.


»Metáfase: Máximo encurtamento dos cromossomas devido à condensação; os pares de centríolos estão nos pólos; o fuso acromático completa o seu desenvolvimento; os cromossomas e os centrômero estão no plano equatorial , formando a placa equatorial, prontos para se dividirem.
» Anáfase: Clivagem dos centrômeros, separando-se em cromatídios que constituiem assim dois cromossomas independentes; as fibrilas ligadas aos cromossomas encurtam-se e começam a desaparecer para os pólos-opostos, dá-se a ascensão polar dos cromossomas-filhos e os dois pólos da célula têm colecções equivalentes e completas de cromossomas, ou seja, de DNA.


» Telófase: A membrana nuclear organiza-se de novo à volta dos cromossomas de cada pólo; os nucléolos reaparecem; o fuso mitótico é dissolvido; os cromossomas descondensam-se, alongam-se, tornando-se visíveis e a célula fica constituída por dois núcleos. Após a cariocinese, dá-se a citocinese que é, resumidamente, a divisão do citoplasma e, logo, à individualização das duas células-filhas.



Sem comentários: